Carregando...
xERRO

Dúvidas Frequentes

O Financiamento


O que é Alienação Fiduciária?
É o instrumento no qual se transfere um imóvel do devedor para o credor em garantia do pagamento da dívida. O devedor permanece com a posse para uso próprio do bem. Quando a dívida é quitada, a propriedade é consolidada em nome do antigo devedor.

O que é Tabela Price?
É um sistema de financiamento em que as parcelas são iguais, a amortização crescente e o valor dos juros declinante. Também conhecido como Sistema Francês de Amortização.

O que é Sistema SAC?
É um sistema de financiamento em que as prestações são decrescentes, com amortização constante e juros decrescentes.

O que é o índice de correção?
É o índice pactuado em contrato para atualização monetária dos valores envolvidos no mesmo, visando unicamente recompor o valor do bem no decorrer do tempo.

O que é IGP-M?
É o índice que corrige os contratos, calculado pela Fundação Getúlio Vargas, o Índice Geral de Preços é divulgado no final de cada mês. É usualmente utilizado para correção dos contratos de aquisição de imóveis, aplicado sobre o saldo devedor e que sejam devidas diretamente à incorporadora, conforme previsto no respectivo compromisso de compra e venda.

Como ocorrem os reajustes nas prestações do meu contrato?
Considerando que o IGP-M do mês corrente é divulgado oficialmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no dia 30 do próprio mês, este reajusta a prestação do segundo mês subsequente, ou seja, o índice do mês de Janeiro corrige a prestação do mês de Março, o índice de mês Fevereiro corrige a prestação do mês de Abril e assim sucessivamente.

Além de eventuais juros contratados.

Para contratos com reajuste anual, o período de variação do IGP-M de 12 meses considerado para o reajuste da prestação (além de resíduo inflacionário) também tem a carência de dois meses, ou seja, a prestação de Março é corrigida pela variação anual correspondente ao período de Fevereiro do ano anterior a Janeiro do ano corrente; a prestação de Abril é corrigida pela variação anual correspondente ao período de Março do ano anterior a Fevereiro do ano corrente e assim sucessivamente.

Além de eventuais juros contratados.

Como faço para consultar os índices de IGP-M?
Pode consultar diretamente no site da Setcorp, ou em qualquer site que divulgue índices financeiros, ou mesmo o site da FGV – Fundação Getúlio Vergas. Clique aqui para consultar.

O que é o saldo devedor?
Saldo devedor é o valor restante para quitação total de um imóvel. O saldo devedor é reajustado mensalmente de acordo com os índices de atualização monetária e juros pactuados no contrato, abatidos do valor da parcela do mês..

O que é o saldo para quitação do financiamento?
É um valor calculado pela empresa com variação diária que mostra o saldo do dia para quitar o financiamento, calculando as parcelas com vencimento futuro para o dia do cálculo.

Quais documentos são necessários para contratar o financiamento bancário?
A documentação pode variar de acordo com a instituição financeira. Mas são sempre solicitados documentos do vendedor, do imóvel, além dos documentos pessoais e de comprovação de renda do comprador.
O Comprador pode solicitar diretamente a incorporadora toda a documentação necessária referente ao vendedor, porém as suas expensas a deverá ser levantada a documentação sobre o imóvel e comprador.

Como é feita a assessoria para fins de contratação de financiamento e qual seu objetivo?
A assessoria para fins de contratação de financiamento é efetivada por uma empresa especializada que auxilia no processo de análise de crédito, documental e jurídica, visando a agilizar e assegurar a perfeita formalização dos contratos de crédito imobiliário, segundo os requisitos legais e normativos vigentes, além dos parâmetros e políticas estabelecidos pela instituição contratante.

O que é análise de crédito?
Análise de crédito consiste no estudo das condições de venda do imóvel e características do comprador, visando a assegurar que a operação seja realizada de acordo com parâmetros e políticas de crédito aceitas pelo mercado bancário, de modo a viabilizar o repasse no futuro, lembrando que não é aceita na análise de crédito a existência de restrição cadastral. A análise de crédito sempre ocorre em dois momentos, o primeiro no ato da compra e depois no momento do repasse.

Quais os documentos necessários para comprovar renda?
Para comprovar renda, geralmente são solicitados os três últimos holerites, informes de imposto de renda ou extratos de movimentação bancária.

Não recebi o boleto para pagamento do financiamento, o que devo fazer?
Você pode acessar o site www.setcorp.com.bre emitir 2ª via do boleto, pode ainda contatar a Setcorp e solicitar o envio da 2ª via por email ou correio.

É possível gerar 2ª via de boleto de parcela em atraso?
Sim é possível, no entanto a prestação já está calculada para o dia da solicitação do mesmo, já com os eventuais juros e multas devidos somados ao valor principal.

Para um melhor conforto, a 2.a via do boleto pode ser solicitada diretamente no site da Setcorp clicando aqui.
Se desejado a solicitação, também pode ser realizada pelo email atendimento@setcorp.com.br ou diretamente pelo fone (17) 3513-7777.

Havendo parcelas em atraso, meu nome é negativado nos sistemas de proteção de crédito (SCPC/Serasa)?
Sim, a partir de 30 dias de atraso, o débito está sujeito a encaminhando, via sistemas informatizados, aos órgãos de proteção ao crédito SCPC/Serasa.

Eu estava em débito e efetuei todos os pagamentos, qual o procedimento para a retirada do meu nome dos sistemas de proteção ao crédito?
O procedimento de retirada perdura entre 3 a 5 dias, quando a Setcorp vai receber a comunicação do pagamento pelo banco, gerar a informação aos sistemas SCPC/Serasa e estes por sua vez vão providenciar a exclusão do nome em sua base de dados.
Tais pagamentos deverão ser formalmente comunicados a incorporadora.

Fui notificado pelo Cartório! O que é isso?
Débitos acima de 120 dias estão sujeitos a comunicação formal e expressa do Cartório de Títulos e Documentos ou Cartório de Registro de Imóveis a fim de oficialmente constituir o devedor e mora. Se você recebeu esta Notificação entre em contato com a Setcorp o mais breve possível a fim de efetuar uma negociação dos débitos, evitando assim sanções judiciais após 30 dias da notificação, como distribuição de Ação Judicial de Rescisão Contratual.

Posso antecipar parcelas?
Sim as parcelas podem ser antecipadas na ordem inversa, contate a Setcorp para verificar o cálculo dos valores a antecipar.

Como funciona o reajuste das parcelas?
Os reajustes ocorrem de duas maneiras: Anual, quando aplica-se a variação do IGPM dos últimos 12 meses na parcela, além de valores de resíduo inflacionário.
Mensal: Pode ser solicitado pelo comprador que os reajustes ocorram mensalmente, assim evita-se a aplicação de resíduo inflacionário.

O que é resíduo inflacionário?
O Resíduo decorre da diferença entre a soma do valor das parcelas de valor fixo durante doze meses e o valor que as mesmas teriam se fossem reajustadas mensalmente pelo índice previsto no contrato. Na prática o que ocorreu foi a postergação e acumulação da indexação inflacionária das parcelas de doze meses.

Como faço para alterar o meu endereço ou demais dados cadastrais?
Basta encaminhar comunicado por escrito, comparecer pessoalmente aos escritórios da empresa ou enviar um email solicitando.

Preciso alterar a data de vencimento da prestação, é possível?
Sim, desde que seu financiamento esteja com as parcelas absolutamente em dia, existe a possibilidade de alterar o vencimento da sua parcela para outra data dentro do mês de vencimento, enviando comunicado por escrito ou e-mail, dentro das opções oferecidas pela empresa, que são os dias 05 e 10 de cada mês.

É possível a alteração de cláusulas contratuais do Contrato de Compra e Venda?
Não existe a possibilidade de alterar cláusula contratual, visto que o Contrato já foi anteriormente aprovado pelo Cartório de Registro de Imóveis, quando do processo de registro do Loteamento.